quinta-feira, 7 de maio de 2009

Boa educação

Essas coincidências da vida... Ontem aconteceu algo que o post desse blog comenta. Decidi escrever tb sobre isso.
Por volta das 13h estava entrando no estacionamento do Nacional do Iguatemi e parei para um corredor passar e três coisas vieram a minha cabeça.
1) Outro carro tb parou, um só corredor "fez" dois carros pararem. Poucas vezes isso aconteceu em Porto Alegre. Muita educação ou dois corredores dirigindo? Ou um corredor e um metido a corredor (eu)?
2) Muita educação mostrou o corredor, simplesmente levantou os dois dedões e apontou para mim e para o outro motorista. Simples, fácil e como tem que ser.
3) Não parei só por educação, parei por dois outros motivos: 1º gosto de me sentir educado, quando tem gente comigo costumo me gabar até; e 2º gosto quando outros motoristas param para que eu não precise mudar o ritmo da minha corrida. E isso é raro. Quando acontece, faço questão de mostrar gratidão para que esse educado motorista faça isso mais vezes.
Mas quando não acontece faço questão de mostrar minha discordância. Aquelas listras pintadas no chão dão a preferência ao pedestre, caso os motoristas não saibam. Muitas vezes motoristas avançam sobre a faixa para andar meio metro e parar novamente, isso quando não param em cima... lixam-se para o pedestre. Mostro a eles que os acho mal educados, falando que na faixa não pode parar ou sendo irônico e os chamando de "educados".
Tenho certeza que se todos começarem a praticar, ao menos, um único (saliento pq é rídiculo fazer um só) ato de educação por dia, nossa corrida será muito melhor, o treino dos ciclistas tb, assim como o trânsito... enfim o dia te todos.
Edição:
Hj, duas horas depois de escrever sobre educação ao trânsito passo por isso. Ao término de uma loucura que faço na Redenção (algo entre fartleck e intervalado), estava atravessando a Venâncio Aires pela Osvaldo Aranha, ali os carros acabam ficando completamente parados no cruzamento. Me aproveitei disso para passar por entre eles e entrar na calçada só em frente à galeria. O motorista de um fox preto me viu e quando eu estava passando em frente ao carro, arrancou e freiou. Ficou claro que era uma demonstração de poder, que ele estava me recriminando por estar passando a três metros da faixa de segurança. Cada uma que aparece...
Editado as 20:04

Nenhum comentário:

Postar um comentário